domingo, 30 de maio de 2010

Um Teatro Mudo

O que vem a ser a comunicação? Um emissor envia uma mensagem por um canal em um determinado meio para um certo receptor. Mas isso realmente define um processo complexo de compreensão? Esse esquema das funções da linguagem que aprendemos no primário parece ser tão antigo quanto aquele tempo de ensino fundamental. A comunicação envolve todo um sistema de subjetividade, conhecimento e experiência que foge de qualquer esquema-prático. E foi essa problemática, a comunicação, que nos barramos quando paramos par pensar: teatro em Fortaleza. Mas vamos por partes! Você deve estar se perguntando: afinal, que são vocês? E porque pararam para pensar isso? E como chegaram à comunicação? Sem problemas, a gente responde!

A campanha “O que o teatro diz pra você?” surgiu na disciplina Laboratório de Publicidade, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. Nesta disciplina os alunos desenvolvem campanhas que discutam a atuação publicitária, ou seja, é uma meta-campanha, uma meta-publicidade. Fazer uma campanha que discuta o exercício da comunicação nos faz refletir sobre nossa própria atuação profissional. Foi então que seis alunos se juntaram para formar uma agência que trabalhasse com cultura. A escolha do foco foi ainda mais específica: teatro. Assim nasceu a campanha “O que o teatro diz pra você?”. Ela veio para discutir como é feita a comunicação para o teatro em Fortaleza. Nosso objetivo não é criticar, mas sim propor. A campanha veio para trazer à tona questões relevantes tanto para quem produz teatro quanto para quem o comunica. Queremos, acima de tudo, descobrir juntos o que o teatro diz para as pessoas e como ele pode dizer mais e melhor. Queremos um teatro que fala e é ouvido, um teatro que não seja mudo!

Equipe
Daniel Bandeira, Darwin Marinho, Isabella Cândido, Leonardo Mota, Smyrna Jamacaru e Sarah Albuquerque.
Professora orientadora: Glícia Pontes
Monitoras: Ana Clara Alves e Gabriella Vidal

4 comentários:

  1. Interessante a proposta. Principalmente porque trabalho com teatro aqui na cidade e sou aluno de comunicação da UFC. Quero ver mais conteúdo por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da proposta desse pensar e agir de vocês. Por coincidência recebi um e-mail com o link de vocês logo após eu ter lido em outro e-mail sobre uma notícia preocupante para o teatro. A notícia é a seguinte: "O espetáculo Rãmlet Soul, que esteve em cartaz ao longo do mês de maio no Theatro José de Alencar, sofreu de violência física e verbal, nesta terça-feira (25/05), pouco depois das 18h, sob estímulo e conivência dePMs." Fica meu registro para quem sabe vocês debaterem sobre isso e até conversarem com esse grupo. Como seria possível fazer um trabalho de comunicação que cooperasse para a compreensão dessas pessoas que ignoram o que é a arte?

    ResponderExcluir
  3. Excelente proposta, Fernanda. Sem dúvida, um dos problemas de comunicação é a falta de compreensão sobre o que é a arte, qual o papel do teatro e a importância da liberdade artística.

    ResponderExcluir
  4. Acho a proposta muito digna. Sim, o adjetivo que acho condizente com a idéia de vocês é este, digno.

    Um dos objetivos do financiamento do estudo acadêmico público é o retorno social que ele venha a gerar posteriormente. E este trabalho de vocês mostra justamente este preparo ideológico formado dentro da academia para com a sociedade.

    Digo mais, o curso de publicidade precisa abrir-se mais para estas discussões. Eu entendo a publicidade muito próximo da moda, ferramentas do sistema de comunicação que alimenta o ciclo da indústria.
    Se faz sempre de forma a convencer a massa. Massa quais são os assuntos de interesse de tais convencimentos? Sempre será assuntos que tendem a cegar cada vez mais a população?

    Como fala um dos entrevistados no vídeo, o teatro deve ter o seu espaço nas mídias de massa.
    CLARO!
    O teatro é escola, ele educa, ele informa, ele pergunta...é, o que ele mais sabe fazer é: fazer as pessoas a se perguntarem mais.

    Isso é de interesse dos empresários de midias em massa?
    Como fazer um grande rede televisiva usar a linguagem do teatro?


    Se amanha a globo começasse a ter um excelente programa sobre teatro (sem distorções e sem censuras) eu me assustaria e lembraria do documentário que assisti sobre o Hugo Chavez quando ele começa a usar na sua campanha a idéia de ensinar à população da venezuela a constituição do país. Mas por trás disto o interesse dele não era clarear as idéias da populaçãp e deixa-las livre.
    É díficil a democracia deixar a massa pensar.

    é contraditório.

    ou vc pensa, ou vc compra.

    (kalaffa@gmail.com)

    ResponderExcluir