segunda-feira, 31 de maio de 2010

#teatrodiz que...

Tem problemas de comunicação
Convidamos alguns membros da cena teatral local para conversarmos sobre a comunicação feita para o teatro. No que diz respeito à comunicação, a maior dificuldade encontrada por eles é a falta de espaço nas mídias tradicionais. A internet surge como alternativa, mas ainda não é utilizada de forma eficiente. E será que pensar a comunicação para teatro é pensar somente a divulgação das peças?





5 comentários:

  1. Além da dificuldade de espaço nas mídias tradicionais há também a dúvida de como atingir novos espectadores pro teatro. Como tornar o teatro um entretenimento atrativo e tirar preconceitos do possível público?

    ResponderExcluir
  2. É isso, a questão começa com a inclusão ainda tímida do teatro na vida cultural da maior parte da nossa sociedade local, o que leva os donos de grandes jornais e emissoras a não abrirem um espaço tão considerável pra divulgação de Agenda Cultural nesses veículos. Eu penso que as Secretarias e Ministério da Cultura deveriam subsidiar essa publicidade de espetáculos, já que já existem editais que financiam as Produções. Até onde isso seria possivel eu não, sei, mas fica ai a minha opinião. Gostei do blog, parabéns, galera.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. interessante pensar na questão da publicidade. vi um outdoor do Abajur Lilás e fiquei curioso, como teria tido dinheiro e tal. seria interessante botar nos orçamentos dos editais um espaço já pra isso. é preciso não só tornar possível o espetáculo, mas tornar visível.

    quanto à questão específica da mídia impressa, acho que não é um problema específico do teatro, mas de boa parte da cobertura de artes no estado. qualquer peça de galã de novela ganha uma capa, mas os cadernos de cultura dificilmente apostam em algum espetáculo que não seja isso.

    aliás, a cobertura de cultura é extremamente deficitária. as coisas realmente bacanas que acontecem não estão nos jornais, salvo raras exceções. as pautas são preguiçosas, os jornalistas não circulam. já trabalhei no meio e sei que não necessariamente é um problema individual, apesar de muitas vezes ser, mas muito da própria estrutura (infra e macro) do jornal. não há tempo, não há vontade, e no final não há pautas. só releases.

    ResponderExcluir
  5. Acho extremamente importante essa discussão, principalmente pela possibilidade de pensarmos também as nova mídias que já revelam uma outra opção às produções teatrais que por algum motivo não interessam ao meios de comunicação em massa. Acho de uma sacação extrema, por exemplo, as postagens no youtube do grupo do Silvero. A repercussão desses vídeos é enorme, tanto para a cidade quanto em âmbito nacional. Acredito sim na importância da classe teatral reivindicar espaço de comunicação em massa, mas também acredito existir formas de minimizar o essa carência em nosso segmento.
    Abraços em todos, parabéns pela iniicciativa e continuarei acompanhando as atividades.

    ResponderExcluir